quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MUDE AOS POUCOS E MANTENHA SEMPRE A BOA FORMA!

Modificando seus hábitos aos poucos é possível ter uma vida mais saudável, e ainda de quebra, eliminar os quilinhos indesejáveis. Nada de mudanças radicais. A idéia é se ajustar aos poucos. São dicas fáceis que precisam ser lembradas com freqüência. Siga um passo de cada vez até se adaptar e conseguir seguir todas as dicas. A princípio, não se deve tirar nada do cardápio ou da sua vida, mas sim reduzir, se reeducar! Veja a seguir, algumas dicas para manter a disciplina e a boa forma.




TOME SEMPRE CAFÉ DA MANHÃ: O café da manhã é a refeição mais importante do dia. É comprovado que tomando um café da manhã bem servido o apetite será menor nas outras refeições, além de dar mais disposição e concentração. Muitas pessoas não conseguem comer assim que levantam, então, espere cerca de 30 minutos e se alimente pelo menos com algo leve como suco de frutas, frutas e iogurtes, mas sempre se alimente pela manhã.

SE ALIMENTE MAIS VEZES AO DIA: Comer mais vezes acelera o metabolismo. Espalhar as refeições não vai deixar você acumular toda sua fome para uma refeição só. O ideal é comer de três em três horas e em porções menores.

ÁGUA ANTES DAS REFEIÇÕES: Todo mundo já sabe que beber muita água faz bem por diversos motivos para a saúde. Então agora, basta apenas saber quando tomar. O ideal é tomar pelo menos dois copos de água antes de cada refeição. Muitas vezes confundimos a falta de hidratação com fome e exageramos na comida. A água fará você sentir menos fome e conseqüentemente comer menos.

CORTE REFRIGERANTES E BEBIDAS GASEIFICADAS: É simples, basta substituí-los por sucos e/ou água. Com certeza estará evitando os indesejados furinhos na pele: celulite!

JANTE NO MÁXIMO ATÉ AS 20h: Essa uma das mais importantes dicas. O nosso metabolismo funciona mais devagar quando dormimos, pois consumimos menos energia. O ideal é comer pelo menos duas horas antes de ir deitar, se não der para comer antes disso, opte pelos alimentos mais leves como frutas e saladas. Seu organismo agradece!

ADEUS GORDURA: É gostosa, porém prejudicial para a saúde. Procure substituir os alimentos fritos pelos assados e cozidos. Se prestar atenção, tudo que fritamos pode ser levado ao forno, até a batatinha.

VERDE ANTES DE TUDO, SALADAS A VONTADE: Essa é a rotina do Spa Água Santa, servimos saladas a todos a vontade e somente depois, os respectivos pratos. Coma muita folha, elas são leves e ricas em vitaminas, ferro, fibra etc. Ao comer salada antes do almoço você ocupa seu estômago e acaba comendo menos alimentos que engordam. Coma os vegetais também refogados e cozidos. Coloque-os como recheio do prato.

Seguindo essas dicas, como já citamos, de maneira lenta e sem agredir sua rotina, poderá notar a diferença em pouco tempo. Parabéns por começar a se preocupar com sua saúde e seu bem estar.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Seis Receitas de chás que curam!

Especialistas em nutrologia concordam em um ponto, sempre: tomar chás diariamente faz bem para a saúde. E algumas fórmulas são ótimas para combater doenças do dia a dia, como dores de estômago e gripe. Confira abaixo algumas fórmulas: Para problemas no fígado: 1 litro de água 1 colher de sopa de folhas de alcachofra 1 colher de sopa de folhas de jurubeba 1 colher de sopa de folhas de pariparoba 1 colher de sopa de folhas de carqueja 1 colher de sopa de folhas de boldo Para curar dor de estômago, gases e gastrite 1 litro de água 1 colher de sopa de folhas de espinheira-santa 1 colher de sopa de folhas de hortelã 1 colher de sopa de folhas de casca de zedoária 1 colher de sopa de folhas de camomila 1 colher de sopa de folhas de funcho Como preparar os dois chás: Depois de ferver a água, desligue o fogo e despeje as ervas. Tampe por cinco minutos. Após esfriar, coe. Tome uma xícara de chá quatro vezes ao dia, antes do café-da-manhã, do almoço, do jantar e de dormir. Para curar a gripe 1 litro de água 1 colher de sopa de folhas de eucalipto 1 colher de sopa de folhas de sabugueiro 1 colher de sopa de folhas de alfavaca 1 colher de sopa de folhas de hortelã 1 colher de sopa de folhas de guaco 1 colher de sopa de folhas de poejo Mel Para curar a dor de garganta 1 litro de água 1 colher de sopa de folhas de alcaçuz 1 colher de sopa de folhas de alfavaca 1 colher de sopa de casca de sucupira 1 colher de sopa de mastruço 1 colher de sopa de folhas de sálvia 1 colher de sopa de folhas de tanchagem 1 colher de sopa de folhas de jequetiba 1 colher de sopa de folhas de malva-branca Mel Como preparar os dois chás Ferva a água. Em seguida, acrescente todas as ervas e deixe ferver por mais 15 minutos. Desligue o fogo, abafe e deixe amornar. Coe e adoce com mel a gosto. Beba uma xícara de chá de quatro a cinco vezes ao dia. Para cuidar do colesterol alto 1 litro de água 1 colher de sopa de folhas de alcachofra 1 colher de sopa de sementes de urucum 1 colher de sopa de folhas de carqueja 1 colher de sopa de folhas de graviola Como fazer Leve a água ao fogo até ferver. Em seguida, despeje uma xícara de chá das ervas misturadas e deixe ferver por mais cinco minutos. Desligue e tampe por 20 minutos. Beba uma xícara de chá, quatro vezes ao dia. Para curar a cólica menstrual 1 litro de água 1 maçã inteira cortada em cubinhos 1 colher de sopa de folhas de hortelã 1 colher de sopa de folhas de funcho 10 folhas de louro 1 colher de sopa de folhas de camomila 1 colher de sopa de folhas de erva-de-são-joão Como fazer Após ferver a água, desligue o fogo, despeje a maçã e as ervas, tampe e deixe descansar por 20 minutos. Tome uma xícara de chá cinco vezes ao dia, com intervalos de, no mínimo, 1h30 entre cada ingestão.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sexo é saúde

Sexo é saúde
Sua vida entre os lençóis pode ser um indício de seu bemestar no dia-a-dia. Conheça alguns problemas que afetam homens e mulheres, na cama ou fora dela, e veja por que é essencial discutir essa relação

POR YARA ACHÔA



Sexo é tão vital para a saúde quanto comer, dormir e fazer exercícios, garantem médicos e psicólogos. Até a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) dá destaque ao tema, colocando a atividade sexual como um dos índices que medem o nível de qualidade de vida. A verdade é que, entre outras coisas, a prática alivia as tensões, ajuda no combate à depressão, revitaliza o corpo, estimula a mente e ainda queima calorias (cerca de 300 por hora!), pois se trata de um excelente exercício aeróbico e anaeróbico. Uma das responsáveis por esse saudável turbilhão é a endorfina - substância liberada durante o ato -, que mexe com os mecanismos cerebrais que controlam o humor, a resistência ao stress e à dor e, principalmente, as sensações de prazer.

"Saúde e sexo são praticamente sinônimos. Quem possui uma vida saudável apresenta um desempenho sexual satisfatório. As pessoas que têm relações com regularidade conseguem equilibrar seus hormônios e estimular suas potencialidades. Conseqüentemente são mais felizes com elas mesmas", afirma Carmita Abdo, psiquiatra e coordenadora do Prosex - Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O brasileiro é muito bem informado sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids, mas só isso não basta. Os números apontam: 1/3 das mulheres e não mais do que 40% dos homens fazem uso correto da camisinha

Acontece que muita gente não relaciona os problemas de sexo com os de saúde. E isso muitas vezes compromete a satisfação entre os lençóis e adia até mesmo o diagnóstico de uma doença mais séria. "Ainda existe um grande grau de desconhecimento nessa área. No homem, por exemplo, a disfunção erétil pode revelar distúrbios físicos ou emocionais, como hipertensão, diabetes, cardiopatias, depressão", diz Fernando Martins (SP), urologista e gerente- médico do laboratório Lilly.

Raio X do brasileiro
A fim de desvendar o que se passa na cabeça - e na cama - do brasileiro, Carmita Abdo, uma das maiores autoridades em sexualidade no país, coordenou uma grande e inédita pesquisa, que se transformou no livro Descobrimento Sexual do Brasil - para Curiosos e Estudiosos, lançado no mês passado pela Summus Editorial.

Utilizando dados científicos - obtidos em um levantamento com 7.103 pessoas de todas as regiões do país, que responderam a mais de 80 questões -, ela abordou temas como hábitos sexuais, desejo, orgasmo e doenças sexualmente transmissíveis. "O estudo mostrou que metade da população masculina e feminina tem queixas sexuais", informa a psiquiatra.

A seguir você confere alguns dados desse estudo. A partir daí, poderá refletir sobre sua própria situação. E, se for o caso, procurar um especialista para fazer os ajustes necessários.

ORIENTAÇÃO SEXUAL

96,7% das mulheres e
92% dos homens consideram-se heterossexuais


2,4% das mulheres e
6,1% dos homens, homossexuais

0,9% das mulheres e
1,8% dos homens, bissexuais
Capacidade de obter e/ou manter a ereção



Em resumo: 45,1% dos homens
brasileiros têm algum grau
dedisfunção erétil (DE).


O impacto da impotência
Um outro estudo inédito, também divulgado recentemente, procurou avaliar como as mulheres encaram a impotência sexual masculina e o que pensam a respeito de medicamentos (como Viagra, Cialis ou Levitra) que combatem o problema. "De 45% de homens com algum grau de disfunção erétil, apenas 15% procuram tratamento. Isso, depois de três anos, em média, convivendo com o distúrbio. Algumas vezes é a parceira quem motiva a consulta", conta Sidney Glina, urologista e diretor do Instituto H. Ellis, de São Paulo. Foram ouvidas 2.100 brasileiras, com idades entre 18 e 65 anos. Confira:

Quantas relações sexuais você costuma ter?
Três ou mais por semana 45%; uma a três por semana 33%; uma a cada 15 dias 18%; uma por mês 3%; menos de uma por mês 1%. Seu parceiro utiliza recursos para melhorar o desempenho sexual?
Não 81%; não sabe 12%; sim 7%. Do grupo que disse sim, 35% respondeu que o tratamento se dá por meio de remédios. O sexo melhorou depois que ele passou a usar o medicamento?
Sim 82%. Por quê? O homem ficou mais seguro 30%; mais interessante 23%; mais calmo 19%.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Água: elemento vital

A água é a substância mais abundante do corpo humano. Ela é um componente essencial de todos os tecidos do organismo. Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes, sem a água o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte e uma perda de apenas 10% causa distúrbios graves.

Em temperaturas moderadas, os adultos podem viver por aproximadamente 10 dias sem água; as crianças podem viver por cerca de 5 dias. Já sem alimento uma pessoa saudável pode sobreviver durante várias semanas.


A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; serve de meio para uma série de processos químicos; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Ajuda ainda a manter a temperatura do corpo estável. Além disso, a água proporciona uma camada protetora para as células do corpo e, sob a forma de líquido amniótico, protege o feto em desenvolvimento.

A água é necessária à formação de todos os tecidos do corpo, fornecendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc), que lubrificam os diversos órgãos e juntas. Também mantém a pele macia e elástica.
Com o envelhecimento, o corpo começa a ressecar cada vez mais. Por exemplo, o corpo de um bebê recém nascido consiste em 75 a 80% de água, contra apenas 50% no caso de um corpo adulto com 60 a 70 anos. Este processo de ressecamento se reflete em pele enrugada, fluxo reduzido de sangue e juntas mais endurecidas.

Necessidades diárias


O corpo humano perde água de várias formas. Através dos rins em forma de urina, como parte das fezes, através do processo de respiração e através da transpiração (suor). Podemos verificar que a ingestão de água está insuficiente simplesmente observando nossa urina. Quando isso ocorre, os rins tentam compensar conservando a água e, portanto excretam uma urina mais concentrada, com coloração amarelo mais acentuado. Um baixo consumo crônico de água aumenta o risco de cálculos (pedras) renais ou cálculos na bexiga


A quantidade de água perdida a cada 24h deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo. Em geral, adultos devem consumir 35mL/Kg de peso, crianças 50 a 60mL/Kg de peso e lactentes 150mL/Kg peso. Isto quer dizer que se uma pessoa pesa 70Kg ela deverá ingerir diariamente cerca de 2,5L de água. Sucos, refrigerantes, chá, café e os alimentos contém água. Mas a pessoa deve dar preferência à água pura.

Fatores que aumentam as necessidades de água


É necessário consumir mais água quando está calor, durante exercícios físicos, no caso de febres, resfriados e outras doenças. É necessário ingerir maior quantidade de água também durante a gravidez, tendo em vista a formação do líquido amniótico e o aumento no volume de sangue, e também para atender as necessidades do feto em desenvolvimento. Da mesma forma, mães com filhos que mamam no peito precisam aumentar a ingestão de líquidos para produzir leite, que contém 87% de água.


É bom lembrar também que alguns componentes da dieta aumentam a necessidade de água, como é o caso dos alimentos muito salgados. O uso de diuréticos ou outros medicamentos que aumentam o fluxo urinário requer uma ingestão adicional de líquidos.

A qualidade da água é importante


A água mais segura para se beber é aquela tratada pelos sistemas de abastecimento e depois filtrada em casa ou fervida. Contudo, isto não quer dizer que não ocorram problemas. As águas dos rios estão se tornando cada dia mais poluídas por resíduos domésticos e industriais, restos de fertilizantes, pesticidas e lixos químicos e nucleares e tudo isso pode causar sérios problemas para nossa saúde. Estudos mostram que muitos casos de diarréia e infecção intestinal atribuídos a intoxicações alimentares ou outras causas devem-se, na verdade, à água contaminada.


Outro problema sério de saúde pública é o constante uso por parte da população de água de bicas contaminadas. Em pessoas saudáveis, os problemas ocasionados pela ingestão deste tipo de água muitas vezes é superado em pouco tempo, mas em pessoas com baixa resistência imunológica (crianças, idosos e doentes) isso pode ser fatal.


Água engarrafada: uma opção


O impacto criado pela constante contaminação das águas de bicas, torneira, etc, elevou o interesse das pessoas pelo consumo de água engarrafada. Mesmo assim, existem várias opiniões e desconfianças quanto as fontes e conteúdos das várias garrafas disponíveis no mercado. Em geral, a dúvida maior fica por conta da procedência da água e por isso, devemos ficar atentos e procurar comprar as marcas mais consolidadas no mercado.


Tipos de água engarrafada encontrados no mercado


· Água potável: é vendida no mercado em garrafões, sendo retirada de qualquer fonte aprovada (rios, reservatórios, água encanada). Em seguida é filtrada e desinfetada e o conteúdo mineral pode ser ajustado.
· Água mineral: contém no mínimo 500mg de minerais por litro
· Água com gás: contém dióxido de carbono para ficar borbulhante. Existem águas gaseificadas naturais que já vêm nesse estado da própria fonte
· Água termal: é retirada de fontes naturais.

Concluindo, a água é o mais abundante e o mais barato de todos os líqüidos existentes para matar nossa sede. Ela é importante para todos os processos vitais do nosso corpo e deve ser ingerida diariamente.

Beba oito copos de água por dia

Eu sugiro que se beba pelo menos 8 copos por dia, nunca junto com as refeições. Dessa forma, seu corpo estará sempre hidratado, sua pele ficará mais macia e elástica, pronta para encarar o verão que se aproxima.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Natação faz bem e emagrece

Você já deve ter escutado ou lido sobre os inúmeros benefícios da natação: que é o esporte mais completo, que faz bem para a saúde e para o corpo, etc etc e etc. Pois saiba que é tudo verdade. As diferentes modalidades da natação atuam em praticamente todos os grupos musculares, ou seja, adeus flacidez!

Além disso, é um esporte aeróbico, o que faz você perder calorias e melhora o seu sistema respiratório. E não para por aí: como atividade física, ajuda a relaxar, combate o estresse, melhora o sistema imunológico, melhora o condicionamento.

Quando o advogado Thiago Göedert entrou na natação, aos 12 anos, seu objetivo era aumentar a resistência física. Nadava três vezes por semana e afirma não ter seguido nenhuma dieta especial durante os cinco anos de prática.

Além do ganho de resistência física, perdeu 10kg, definiu os músculos e ganhou elasticidade. Mas conta que levou um ano e meio, aproximadamente, para sentir todas essas mudanças. Porém, segundo o nadador, essa análise é subjetiva, pois seu treinamento era para resistência, então muito do peso se converteu de gordura para musculatura, não refletindo em peso de massa.

O professor de educação física Carlos Camargo, que atua também como técnico da equipe da natação da Unisul, diz que o resultado da atividade vem mesmo a longo prazo. Não adianta entrar na piscina, dar umas braçadas e achar que vai emagrecer de uma hora para outra, que vai ficar sarado num piscar de olhos. É preciso disciplina e paciência. O ideal, segundo ele, é nadar no mínimo três vezes por semana.

Alimentação

Para acelerar a perda da gordura corporal, e assim emagrecer e tonificar os músculos, é necessário, segundo a nutricionista Adriana Salum, diminuir o consumo calórico. É aquilo que já estamos "carecas" de saber: temos que fechar a boca! E não adianta apenas comer menos, pois muitas vezes diminuimos a quantidade, mas continuamos pecando na escolha dos alimentos e, assim, não emagrecemos.

O ideal é fazer uma visita a um nutricionista para que ele prescreva uma dieta que tenha a sua cara, os seus gostos e a quantidade certa do que você pode comer. Adriana diz que a necessidade energética de cada um também influencia neste cardápio (depende do sexo, idade, frequência semanal de atividade física, além de outras atividades diárias).

Outro detalhe importante para quem já está nadando - ou praticando qualquer outro exercício físico - é comer antes e depois da atividade. Adriana indica alimentos que sejam fonte de carboidrato (pão, fruta, arroz, batata, macarrão, depende do horário do treino).

— Após o exercício, dá para incluir uma fonte protéica magra (filé de peixe, frango, queijo branco, iogurte, entre outros) É isso que vai te dar energia, antes, e recuperar a energia do músculo, depois — afirma.

Se você tem tempo livre...

O professor Carlos Camargo dá mais uma dica para acelerar o emagrecimento: aliar a natação com outra atividade física, como caminhada ou corrida.

— O gasto calórico destas atividades é maior, fora que você vai sair de casa, ver gente. Faz bem não só para o corpo, mas também para a cabeça — diz.

Porém, se o seu tempo é escasso, ele afirma que duas vezes por semana já ajuda. O que não pode é ficar parado!

E sobre o mito de que natação deixa a mulher com as costas largas? A história não tem fundamento, segundo professor:

— A prática da natação vai é levar a mulher a ter um corpo que foge aos padrões normais de sedentarismo. É só reparar nas meninas da Seleção Brasileira de Natação. Elas não têm o ombro de garrafa, todas têm o corpo bem estruturado, definido. O que tem que mudar são os padrões de beleza.
Créditos de: http://moda-e-beleza.hagah.com.br/especial/sc/variedades-sc/19,0,2873502,Natacao-faz-bem-e-emagrece.html

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Não existe fórmula mágica para emagrecer!

Existem muitas promessas de fórmulas milagrosas que te prometem um emagrecimento rápido e sem nenhum esforço, no geral elas são todas mentirosas. O segredo para emagrecer está em você, se você se comprometer a emagrecer e não ficar dando desculpas sem dúvida você vai emagrecer.

A Fórmula para o emagrecimento é atividade aeróbica + alimentação balanceada e saúdavel = emagrecimento.

Então se você quer realmente emagrecer começe hoje mesmo a praticar alguma atividade aeróbica, pode ser caminhada, corrida, bicicleta, natação, dança ou qualquer outra. Você escolhe a que preferir. Quanto a alimentação o melhor seria procurar ajuda de um nutricionista, caso não queria vale a pena lembrar um homem adulto saúdavel deve comer em média 2.000 calorias por dia, uma mulher deve comer algo em torno de 1.500 calorias.