sábado, 8 de janeiro de 2011

Antes e Depois de Camila!!





Você está em dúvida sobre qual SPA se hospedar??... Talvez meu depoimento vá te ajudar!!!!
Minha história nesse lugar maravilhoso tem uma trajetória bem divertida! Comprei meu pacote para passar 3 meses no Água Santa a fim de emagrecer os muito quilos que eu havia engordado! A decisão de dar uma parada em minha vida, por si só, já foi bem difícil, quanto mais imaginar três meses confinada em um lugarzinho no meio do meio do meio do nada! Tamanha foi minha conquista que fiquei outros 7 meses na condição de permuta!
E foram dez meses muito especiais!! Todo mundo me pergunta como que eu agüentei... minha resposta?? Aguentar exatamente o que??? Acordar com lindos professores me ligando, fazer exercícios acompanhados do extremo ótimo humor do professor Ricardo, as temerosas aulas puxadíssimas do galã Nil, ou então dançar axé nas divertidíssimas aulas da Claide. No meio disso tudo comer deliciosos pratos (com pouca comida porém! Hahah) feitos com muito amor pela Rute, Agda, Socorro e Cacá com a perfeita supervisão da grande cozinheira Haydée! Aguentar caminhar kilometros numa bela paisagem em meio à natureza, falando sobre a vida, o céu, ou qualquer coisa que você quiser falar ao lado da ilustre equipe de professores! Jogar Bingo, Stop, Qual é a música, Cultural game e até brigar por uma mísera barrinha de cereal com a queridíssima Marita??? Ou então pedir ao Maicon algumas babosas para o nosso cabelo e chorar para o Dú que quebrou algo no quarto! Siiiim... definitivamente eu agüento!!!
Acredito que quebrei barreiras, protótipos, preconceitos, medos, inseguranças e desejos. E foi assim, que meus 10 meses em que fiquei aqui, passaram como 2! O carinho e a gratidão que eu tenho pela Dona Haydée é algo inexplicável. Ela acolhe, cuida, ama, respeita, ouve, entende, chama a atenção, participa!!! Ela trata o SPA como uma grande família... onde você é sempre bem vindo! Não importa se é a 23 vez que você retorna, e dessa vez engordou tudo de novo.. ela vai fazer você se sentir em casa novamente! Ela vai estender a mão carinhosa que ela tem para te ajudar. Se a sua dúvida é quanto as funcionários... fique tranqüila! Foram escolhidos a dedo! Todos irão saber o seu nome, irão te ajudar no que for preciso, até te ouvir naqueles momentos de carência. E nessa hora a funcionária Dailda já virou Dadá!
Enfim.. é isso que você vai encontrar!! Paz.. uma alegria contagiante.. uma paixão por te servir bem, te tratar como uma princesa... um carinho imenso vindo de todos os lados, uma felicidade que transborda! E com isso tudo você acaba emagrecendo sem nem perceber! Eliminei 40kg... há quem ache pouco para tantos meses.. há quem ache muito! Já eu, acho que foi perfeito!!!



Obrigada a todos por tudo! Vocês ficarão para sempre no meu coração e na história da minha vida! Vou levar alguns amigos dali pra sempre na minha vida

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Apresentação de Dança!



Como sempre enfatizo por aqui.. o SPA ÁGUA SANTA trabalha com a filosofia de sempre ter várias atividades diferenciadas, para entreter, divertir nossos hóspedes e malhar de uma forma diferente.
Afinal, os exercícios diários tem de ser prazerosos para que a pessoa se sinta bem em fazê-los e aprenda a desenvolver o hábito de se mexer sempre que possível para não se tornar sedentária.
Pensando nisso, introduzimos na nossa programação diária aulas de dança, pois além de oferecermos outro tipo de atividade, conseguimos atingir um público que gosta de dançar e utiliza desta ferramenta para emagrecer.
As aulas de danças são dinâmicas, divertidas, descontraídas e possuem a vantagem de que podem ser praticadas por todas as idades.
"A dança além de ser um método de inclusão social e entretenimento, auxilia no objetivo de emagrecer dos hóspedes, e pode ser praticada por todas as idades, pois procuro sempre dividir as turmas por idade adaptando a dança à necessidade e o ritmo de cada um. Sendo assim a dança é uma alternativa de atividade onde podemos trabalhar o corpo e a mente." Claide Lago, Profª do SPA ÁGUA SANTA.

Com o intuito de demonstrar para os outros hóspedes que a dança é um exercício prazeroso e que pode ser facilmente assimilado fizemos uma apresentação com algumas hóspedes que começaram a fazer aulas de dança aqui no SPA e que já conseguem acompanhar todos os passos das aulas.
Todas as hóspedes que fizeram a apresentação gostaram muito de ter participado dessa noite pois elas acreditam que mesmo fora da forma física ideal todas possuem a capacidade de superar seus próprios limites. Basta ter a vontade e dar o primeiro passo.

domingo, 22 de agosto de 2010

Perca peso rápido

Estamos em um SPA e a perda de peso costuma ser mais rápida do que se estivéssemos fazendo uma reeducação alimentar em casa, pois aqui contamos com uma estrutura apropriada e voltada especialmente para isto. Especialistas afirmam em um estudo que, ao contrário do que sempre ouvimos, perder peso rápido é sim vantajoso, pela motivação que encontramos para conseguir continuar na busca da nossa meta.

Os primeiros dias no SPA são realmente mais difíceis, pois estamos acostumados a comer errado, em horas erradas, e em quantidades erradas, além do sedentarismo para as atividades físicas. Porém é justamente nas primeiras semanas que vemos um resultado bem satisfatório e rápido, e é aí que encontramos muito da nossa força para continuar. Ficamos motivados e felizes com os resultados e querendo emagrecer cada dia mais.

Segue um trecho de um estudo postado pela Revista Saúde! onde explica os benefícios de perder peso rápido.

"As primeiras semanas de uma dieta são cruciais para prenunciar seu sucesso a longo prazo. "Quanto maior a velocidade com que um indivíduo perde peso, maiores suas chances de conseguir enxugar a gordura e manter a nova forma física" afirma a SAÚDE! a psicóloga Lisa Nackers, da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Ela chegou a essa constatação depois de avaliar dados de 262 pessoas obesas submetidas a um programa de redução de calorias e atividade física. Todos os participantes foram acompanhados por especialistas durante 18 meses. "Quando o indivíduo nota, de cara, as mudanças positivas em sua aparência, saúde e disposição, ele se sente mais motivado em continuar o tratamento", justifica.

O grupo que perdeu em média 0,68 quilo por semana no primeiro mês do estudo americano obteve melhores resultados após um ano do que os voluntários que emagreceram apenas 0,23 quilo."

Fonte: Revista Saúde. Julho/2010. Número 326 , página 68.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Alta ou Baixa Temporada ??

Julho chegou ao fim, e com isso a alta temporada também. Para quem como eu, achava que o SPA ficaria vazio em Agosto, errou feio! Continuamos com muitos apartamentos ocupados e muitas reservas para o mês... o que eu particularmente acho ótimo!!! É um tempo bom para conhecer novas pessoas, para fazer novos amigos, para testar novas brincadeiras, para rir muito e se divertir mais ainda!! Nessa época, as pessoas vêm com mais calma, não tem aquela necessidade de ficar as férias e correr de volta pra rotina. É diferente!!! Há quem diga que o SPA fica com um clima mais tranqüilo na baixa temporada. Há quem diga que o SPA fica mais agitado em Julho... já eu afirmo que cada época tem suas qualidades e suas características, e é isso que torna nosso dia-dia, independente da época cada vez mais especial!


O mês de Julho é um mês mais dinâmico, pois concentra um público mais jovem, o pessoal que entrou de férias da escola, faculdade, e até do trabalho. É uma época que o SPA proporciona muitos eventos, festas temáticas, música ao vivo e comidas típicas.

O mês de Agosto traz uma grande rotatividade, com isso conhecemos novas pessoas, temos mais chance de nos enturmar, e de conhecer um pouco mais a história de vida de cada um. É uma época mais tranquila, e ideal para quem busca relaxar além de reeducação alimentar.


Um dos nossos professores, Nilson Valentim, conversando comigo, me disse que, ele como profissional não vê diferença nas aulas em que eles ministram. Ele acredita sim, que é um público diferenciado, que a baixa temporada é caracterizada pelas pessoas mais tranqüilas, e também para as pessoas que vêm no inverno, buscando um resultado já para o próximo verão. Mas não deixa de ser uma grande fatia da proporção total de hóspedes!

Analisando nesse assunto, conversei com alguns hóspedes que já ficaram aqui tanto na alta quanto na baixa temporada, e questionei sobre a diferença que eles sentem.

Comecei conversando com a Salmy Benigna nossa hóspede há 50 dias, que me informou que ela não vê muito a questão da temporada quando escolhe o tempo que vai passar aqui conosco, pois ela aprecia o SPA em qualquer temporada. “Indiferente de ser alta ou baixa temporada, eu sou muito bem tratada, tenho aqui como minha família também. Nunca gosto de ir embora.” Ela me diz brincando que talvez a baixa temporada é melhor, pois ela não tem que pegar fila para pegar sua comida!

Nathália Munhoz, prefere retornar ao SPA na baixa temporada, pois ela afirma que o ambiente fica mais calmo e ela se sente acolhida. “Por ter menos pessoas, o clima fica mais intimista. Eu me sinto mais a vontade, pois sou tímida e prefiro poucas pessoas para interagir melhor e conhecer as pessoas aqui hospedadas também”. Em contrapartida, Nathália afirmou que às vezes em que ela se hospedou na alta temporada foram ótimas também, pois com o SPA cheio, o clima fica animado, e as pessoas te puxam pra fazer as atividades.

Já para Leandra Pinotti, ela prefere a tranqüilidade da baixa temporada. Diz que com poucos hóspedes ela sente um ambiente mais acolhedor e uma personalização maior. “Como eu venho em busca de além de eliminar peso adquirir um auto conhecimento, me sinto melhor em um ambiente mais calmo, onde me sinto mais a vontade para ir ao redário, ler minha Bíblia e não apenas comer e fazer meus exercícios” Diz Leandra.

Em qualquer época, conseguimos agradar os mais diversos hóspedes, acolhendo-os da melhor forma possível. Essa alteração nas características das temporadas, torna nosso SPA especial e com um grande diferencial!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Aulas de Hidroginástica



As atividades mais freqüentadas do SPA são as aulas de hidroginástica. Temos duas aulas por dia, todos os dias da semana, e com uma variedade muito grande de aulas, como por exemplo a Hidro Ball, Hidro Power e Hidro Aeróbica . Confesso que quando cheguei ao SPA para começar meu tratamento, achava que aulas de Hidro em geral eram fracas, coisa de pessoas mais idosas e que não me ajudariam a emagrecer. Por isso fiquei muito surpresa com o resultado! Com o tempo e com a freqüência das aulas, vi muito resultado.
Nas primeiras semanas era uma das poucas atividades que eu conseguia fazer, devido ao excesso de peso, a água absorve o impacto e não sentimos tanto nosso peso, com isso eu fazia os exercícios sem sentir dores. Diferente de algumas outras atividades aeróbicas que no começo, com o peso que eu estava não conseguia fazer. Devido a todos esses motivos, solicitei a Professora Joice Armando, coordenadora da equipe de Educação Física do SPA que escrevesse para nós lermos um pouco mais sobre os benefícios das aulas de hidroginástica.



"A hidroginástica é realizada dentro de piscinas de profundidades variadas, com predomínio de trabalho aeróbico e elevado consumo calórico. É muito vantajosa para o obeso, já que as articulações são poupadas da sobrecarga do peso corporal excessivo. Vem se tornando uma alternativa cada vez mais popular para a promoção da boa forma e saúde. Dentre as vantagens da hidroginástica, destaca-se a quase ausência de impacto, o que a torna adequada para uma quantidade maior de pessoas. Outros benefícios da hidroginástica incluem melhora da força e tonificação dos músculos, aumento da flexibilidade e promoção do sistema cardiorrespiratório. Isso sem contar o prazer de realizar uma atividade na água, principalmente em dias quentes, o que contribui para combater o estresse emocional.
A hidroginástica é uma das únicas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico, como obesidade, idosos e gestantes. Apesar disso, pessoas de todas as idades e níveis de preparo físico podem praticá-la. Atletas lesionados fazem hidroginástica porque ela fortalece toda a musculatura, protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos procuram essa atividade para aumentar a força muscular. Indicado também para quem tem problemas de coluna e para gestantes, já que previne dores lombares e cervicais, aumenta a circulação nas pernas.
A vantagem de se fazer hidroginástica é a melhora dos níveis de força e desenvolvimento dos principais grupos musculares. - Aumento da circulação sangüínea e da resistência do sistema cardiorrespiratório, tonifica os músculos, torneando braços, pernas e bumbum, melhora a flexibilidade das articulações.
O gasto calórico para 1 hora de hidroginástica para uma pessoa de 70kg é de 450 a 600calorias, a depender da intensidade dos exercícios." Joice Armando - Profa. Educação Física Spa Água Santa

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O segredo do seu emagrecimento pode estar na sua cabeça!!!

Nossa saude física é fortemente influenciada pela saúde mental. O cérebro tem cerca de 30 bilhões de neurônios, que se assemelham aos componentes de um computador. E vocé pode programar a sua mente para controlar o seu corpo ou não. A psicóloga e professora da Unesp — Bauru Sandra Leal Calais explica como funciona esse mecanismo: "Quando você acha que não é capaz de emagrecer seu corpo cumpre a sua profecia. Então, você não tem determinação suficiente para perder peso", diz. É claro que a obesidade envolve distúrbios físicos, predisposição genética, hábitos alimentares ruins, sedentarismo, entre outros fatores. Mas, se você pensar que não consirá emagrecer, que não terá disposiçào para fazer exercícios ou que tem fome a toda hora, seu corpo vai ouvir e aceitar isso. E, assim você continuará sem estímulo para perder peso.

Ansiosa?

Outra grande inimiga da saúde é a ansiedade: um problema que está na sua cabeça, mas pode acabar refletindo no seu corpo. Pessoas ansiosas, preocupadas ou angustiadas tendem a comer exageradamente. “Uma pessoa ansiosa come mais do que as outras, por não se dar conta da quantidade que está ingerindo conta a psicóloga. Segundo ela, a ansiedade faz com que essa pessoa coma mais depressa: “Dessa forma, o cérebro não tem tempo de registrar saciedade, o que ocorre cerca de vinte minutos depois que a pessoa começa a comer”, esclarece. E o resultado é que se ingere uma quantia de alimentos muito maior do que é necessário para o corpo.
Veja as dicas da psicóloga para controlar a ansiedade e evitar ganhos de peso:
• Coma sempre devagar.
• Preste atenção no que esta comendo e na quantidade
• Nunca coma fazendo atividades, como assistir a tv, ler o jornal. Pois isso faz com que não preste atenção no que está comendo. Assim você pode ser capaz de devorar caixas de bombons inteirinha sozinha.
• Tenha consciência do seu estado emocional ao se alimentar: se estiver ansiosa ou angustiada controle-se para não comer demais.
• Se necessàrio procure o auxílio de um psicólogo para conseguir controlar a sua ansiedade.
Mudar o seu corpo e ser mais saudável só depende de você!. Lembre-se: o que você diz para si mesma faz grande diferença na sua qualidade de vida.

Enfrente os quilinhos como um desafio!
Se você está acima do peso, emagrecer depende da maneira como você encara as situações. Por exemplo, pessoas que procuram a adrenalina dos esportes radicais decidem considerar estimulante o que outras encaram como amedrontador. O mesmo acontece com relação à obesidade. “Sentir-se feia por estar acima do peso pode servir de estímulo para emagrecer ou pode significar desistência. se as coisas ruins servem para frustrá-la ou se atuam como estímulo para que ela promova mudanças esclarece a psicóloga Sandra Leal Calais. Encare a obesidade como o seu desafio pessoal e vire logo esse jogo!

Fonte: Dietas Ano 4 ed 8

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Visita a Fazenda Pinhal

É um pouco complicado descrever o dia-dia de um SPA, pois cada dia é único e bem diferente um do outro. Talvez a palavra rotina não deveria ser empregada nesse caso, pois como já estamos com restrição alimentar, o ponto chave da questão vai ser o que vamos fazer para nos distrair!
E nessa parte, conta tudo que ocupe nossa mente e nos faça esquecer que estamos semi confinados! Pra isso contamos com as diversas atividades físicas e recreativas !!! As atividades tem que ser bem diferenciadas para justamente não cairmos na rotina!
Essa semana conhecermos a Fazenda Pinhal, tombada como Patrimônio Histórico Nacional. Fica localizada na cidade de São Carlos e é um ótimo lugar para visitar. Tem um ambiente harmonioso, cercado de muita natureza, lagos, pomares e muita, muita história.

Passar a tarde lá foi uma ótima oportunidade de conhecer esse local maravilhoso, e de interagirmos melhor com o resto dos hóspedes. Isso sem contar no tanto de informação e cultura que nos foi passado. O lugar conta muito da história da cidade de São Carlos, e também um pouco da história do Brasil pois eles tinham vínculos importantes na Família Real. Confira mais fotos em nosso perfil do Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9034630828031167654&rl=t