segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Caminhada contra asma!

Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) revelou benefícios surpreendentes das atividades físicas para os pacientes que sofrem de asma.

"Os resultados do estudo mostram que os pacientes que realizaram atividade física tiveram uma redução de 66% nos sintomas de asma quando o exercício foi praticado de forma moderada e isso mostra que o exercício físico pode ser um aliado no controle da doença", revela o pesquisador Felipe Augusto Rodrigues Mendes.

"Somos o oitavo país com o maior número de ocorrências de asma no mundo. As causas dessa inflamação nos pulmões estão associadas a fatores genéticos e ambientais," conta Mendes.

Sintomas da asma

O trabalho de Mendes analisou 101 pessoas com idade média de 35 anos. "Setenta por cento eram mulheres, mas isso é uma característica da doença. Quando o indivíduo é jovem, a asma é predominante em meninos, em adultos ocorre o inverso", explicou Carvalho.

Mendes e seus colegas dividiram os participantes em dois grupos: um que não fazia exercício físico e outro que praticava exercícios aeróbicos duas vezes por semana, como a caminhada.

Após três meses de treinamento físico de intensidade moderada a intensa e medicação controlada, o grupo observou uma melhora significativa não só nos sintomas da asma, como na qualidade de vida pacientes.

De acordo com Carvalho, os pacientes que apresentavam sintomas a cada dois dias, totalizando 15 dias com sintomas por mês, passaram a ter entre um e dois dias de sintomas da doença por semana, somando seis no mês.

Melhor qualidade de vida

Outra boa notícia foi a melhora no convívio social. Com a asma controlada e a capacidade de realização das atividades diárias, os cientistas observaram que a prática de exercícios reduziu significativamente o quadro de depressão e ansiedade nos pacientes.

"Devido ao fato de os pacientes não saberem quando ocorrerá a próxima crise, os pacientes asmáticos são mais ansiosos e depressivos do que a população sem asma", afirmou Mendes.

Segundo ele, o próximo passo é tentar descobrir o mecanismo de ação da atividade aeróbica na redução da inflamação pulmonar.

De acordo com o professor Celso Fernandes de Carvalho, coautor do trabalho, o paciente asmático é mais ansioso e deprimido, abandonando o uso da medicação prescrita pelo médico mais facilmente. "Ele é o que mais custa para o Sistema Único de Saúde", disse.

Um artigo científico descrevendo o trabalho foi publicado na revista Chest.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Nossa sala de TV




As insaturadas, do azeite de oliva, do abacate e do salmão, afastam a tristeza profunda. Já as trans e as saturadas, dos doces e da carne vermelha, aumentam em até 50% o risco de a doença aparecer... Cuide-se!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

DEPOIMENTOS QUE VALEM A PENA

A todos bom dia!!!
Gostaria nesta semana de compartilhar com vocês alguns depoimentos e experiências de pessoas que vivenciaram o dia-a-dia no Spa.
Desde cedo, ouço falar que experiências devem ser compatilhadas, elas enriquecem nossas vidas, e nos abrem oportunidades de mudarmos também as nossas vidas inspirados por outros.
Espero podermos nos encontrar novamente semana que vem.... até mais.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Antes e depois de Welliton






A avó de Welliton Ribeiro do Santos, 12 anos, entrou em contato com a emissora Bandeirantes implorando que alguém ajudasse seu neto a emagrecer. Welliton, com 144kg, já tinha dificuldades para dormir, respirar e locomover-se. Além disso, mesmo com a pouca idade, já sofria graves problemas cardíacos e de hipertensão. O convívio social também estava abalado, uma vez que o menino não conseguia ir para a escola ou mesmo participar das brincadeiras das crianças da idade dele.






Diante desta situação desesperadora, foi uma felicidade para a família quando o SPA Água Santa selou uma parceria com a Rede Bandeirantes de Televisão para auxiliar em seu emagrecimento. Welliton foi presenteado com um período de 2 meses de tratamento no SPA.

Nesses dois meses em que Welliton ficou internado no SPA ele perdeu 20 kg. Inspirados pelos enorme esforço e empenho do garoto, a direção do SPA decidiu que seu tratamento não poderia se encerrar já e o presenteou com mais seis meses no SPA.




No início do tratamento Welliton sentia uma grande dificuldade para realizar exercícios físicos, o que foi ficando gradativamente mais fácil à medida que sua perda de peso progredia. A diferença tornava-se cada dia mais notável - Welliton começou a eliminar muitos quilos, a fazer exercícios físicos e a se alimentar corretamente. Após um mês de tratamento já era notável a diferença que ele tinha para se locomover e realizar diversos tipos de atividades físicas.




Após os 8 meses totais de tratamento e reeducação alimentar, Welliton retornou para sua casa 51 kg mais magro e com a certeza de que emagrecer com saúde, aliando práticas de atividades físicas e conscientização alimentar, não só é possível, como também prazeroso